A importância do Agronegócio passa por um momento de intensidade histórica, tornando-se fator chave de impulsionamento do PIB nacional. E não deixa de ser um enorme desafio em tempos difíceis e cheios de incertezas como este que vivemos. O sentimento é de crise e, claro, questionamentos. O Brasil é o terceiro maior exportador e produz o maior saldo na balança agrícola mundial, então as engrenagens precisam continuar girando para que a instabilidade natural em ano de eleição, não prejudique o crescimento atual que deve fechar entre 2,5% e 3%, segundo dados da CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil).
A produtividade é o fator destaque para tais resultados. Aumentá-la é o maior desafio. Podemos crescer de modo sustentável? Sabemos que hoje não é desnecessário falar em mercado "rural", pois o mercado também é urbano devido a sua modernização. Com o implemento de novas tecnologias, está em processo de ampliação, desde os insumos, até o consumidor final. Máquinas de tecnologia avançadas levam modernidade para o campo. E não podemos esquecer dos drones que, sobrevoando as lavouras, dão eficiência e agilizam o monitoramento. E, para viabilizar a ampliação e modernização do setor, o governo federal criou melhores condições de crédito.
E é nesse grande movimento do setor que a logística tem papel fundamental. É necessário agilidade com qualidade para garantir aos produtores e compradores, negociação que não traga maiores contratempos. Os paletes de madeira, por exemplo, padronizam cargas para que possam ser manuseadas, transportadas e armazenadas mais fácilmente. Paletes (pallets) de madeira de manejo florestal são os mais utilizados, porque eles são ecologicamente corretos, apresentam baixo custo, tem rápida produção e podem ser facilmente reparados.
Veja matéria completa no Canal Rural: https://goo.gl/Jn1Acg