Para o mercado econômico mundial, muitas coisas podem ser importantes dentro da lógica do de funcionamento das engrenagens que movem o mundo, sendo que para quem entende de economia, vários são os pontos que podem ser considerados importantes e essenciais. No entanto, é em ambientes como portos e armazéns ao redor do mundo que o mercado econômico mundial realmente tem as peças mais importantes de suas engrenagens, já que é nestes ambientes que atuam os famosos paletes de madeira, que são fundamentais para as empresas que realizam o transporte e a logística de produtos dos mais variados.
Portanto, vamos falar sobre os paletes de madeira no mundo, ressaltando, entre outras coisas, a grande quantidade de modelos diferentes de paletes feitos de madeira que circulam ao redor do mundo, com especial destaque para os paletes euro e para os paletes PBR, que são muito utilizados, especialmente no Brasil.
Os paletes euro
Considerados os mais comuns de todos os paletes feitos de madeira ao redor do mundo, os paletes euro têm este nome por causa de suas origens, que estão localizadas no continente europeu, de onde eles foram difundidos para o restante do mundo. Feitos de madeira de lei, os paletes euro são mais comuns no ocidente, mas também são vistos em portos e armazéns do restante do mundo, sendo também muito comuns em algumas regiões da Ásia, por exemplo.
No Brasil, os paletes euro chegaram há muitos anos, e desde o início, logo caíram nas graças das empresas brasileiras de transporte e de logística, já que o país apresenta dimensões grandiosas, com portos e armazéns espalhados pelas principais regiões do Brasil.
A grande aceitação se deve também ao fato de que os paletes euro possuem um formato padronizado, o que facilita em muito o manuseio por parte dos funcionários de portos e armazéns, e retira também a necessidade de realizar adaptações constantes por parte das empresas, o que encarece demais o processo logístico. Portanto, os paletes euro, por apresentarem um formato padrão, são especialmente procurados ao redor do mundo, além de possuírem uma capacidade de carga interessante e igualmente padronizada, que torna este modelo muito apreciado e muito procurado, especialmente por empresas especializadas em realizar o transporte e o armazenamento de produtos dos mais variados.
Os paletes PBR
Estes paletes foram criados no Brasil para ser um modelo de paletes feitos de madeira para representar um padrão genuinamente brasileiro, e para que isto fosse possível, os responsáveis pelo seu desenvolvimento tomaram por base os famosos e muito apreciados paletes euro.
Os paletes PBR acabaram surgindo como uma alternativa interessante para os paletes euro, já que se tratam de paletes feitos de madeira com formato padronizado similar ao do modelo europeu, o que agradou em cheio aos consumidores brasileiros, que já gostavam muito do modelo feito na Europa. Portanto, os paletes PBR logo se tornaram um grande sucesso, sendo vistos em praticamente todos os armazéns e portos do Brasil inteiro, e com o tempo, sendo exportados para outras partes do mundo, sendo vistos na própria Europa, bem como na América do Norte, em outros países da América do Sul, na América Central, na África, na Ásia e na Oceania.
Com isto, os paletes PBR foram se tornando rapidamente os representantes mais vistos dentro do mercado brasileiro e se tornando muito comuns inclusive em outras partes do mundo, o que prova a tese de que os paletes euro, que serviram de base para a sua criação, eram realmente os melhores e mais procurados paletes feitos de madeira do mundo.