Manejo - do verbo manejar. Que significa: ter conhecimento de, praticar com facilidade.
Devido a falta de informação, o manejo florestal é muito comparado ao desmatamento. Hoje, uma propriedade localizada na região amazônica, por lei, pode-se desmatar 20% da área. Esse desmatamento é o que chamamos de corte raso, ou melhor, é você tirar toda a vegetação presente na área, para futuramente plantar soja, milho, criação de gado, piscicultura. Nos outros 80%, que é o que chamamos de reserva legal, é uma área que não poderá ser desmatada. E é justamente na reserva legal que é feito manejo florestal.
O planejamento para o manejo florestal é rigoroso. Para colher a madeira é preciso obter uma licença da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O documento só é emitido após o envio do projeto que seguirá de uma análise da propriedade com base em fotos feitas por satélite e uma visita ao local. A partir daí, deve se registrar em um inventário todas as árvores presentes no terreno, porque apenas uma pequena parte pode ser retirada. As árvores do manejo florestal são identificada uma a uma em numeração contínua.
Para uma exploração mais adequada, utilizam-se placas como por exemplo: Abate (verde), remanescente (azul), porta-sementes (vermelha) e protegida por lei (amarela). A lei exige, por exemplo, que só sejam cortadas as árvores não ameaçadas de extinção, fora do leito dos rios, com caule de mais de 50cm de diâmetro e densidade populacional acima de 3/100. Ou seja, é preciso haver no local em idade e quantidade adequadas.
As árvores que não podem ser abatidas, precisam esperar o próximo ciclo de corte que varia de tempo conforme o volume. Isso garante a sustentabilidade e a produção de madeira ao longo dos anos.
A Paletes 2C possui infra-estrutura de alta tecnologia e equipe especializada para garantir a sua empresa produtos de alta qualidade e que atendam as especificações técnicas, empregando em sua linha de produção matéria-prima do Plano de Manejo Florestal Sustentado, o que garante um produto de alta resistência e durabilidade respeitando o meio ambiente.
Confira neste link, um vídeo produzido para o Sindusmad (Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso) sobre o manejo sustentável realizado na região. O vídeo explica o passo a passo do manejo florestal na Amazônia e como ele tem beneficiado a população do estado de Mato Grosso.